Notícias

Daniel Vilela prop√Ķe mudan√ßa em lei para aumentar cadastro de doadores de medula √≥ssea





Deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO) / Foto: C√Ęmara dos Deputados
06/10/17

Projeto de lei de autoria do deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO) busca aumentar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) no Brasil. O texto prevê que será feita pergunta ao doador de sangue se ele autoriza exames e cadastramento de seu nome na lista de fornecedores de medula.

“A ideia é aumentar a base de possíveis doadores de medula entre aqueles que já têm altruísmo suficiente para doar sangue e, como hoje (6) é o Dia Nacional do Doador de Medula Óssea, é um bom momento para se falar no assunto”, afirma o parlamentar.

Atualmente o cadastro brasileiro conta com 4 milhões de doadores de medula. Porém, a chance de haver compatibilidade é de 1 em 100 mil. Quando o doador é parente, esse índice sobe pra 1 em 4, de acordo com o Instituto Nacional de Combate ao Câncer. “É por essa dificuldade de haver compatibilidade entre pessoas que não são parentes que precisamos aumentar o cadastro de doadores”, afirma Daniel.

O transplante de medula é o tratamento indicado para doenças como linfoma, leucemia e anemia grave, entre outras. Quando não há parentes a quem recorrer ou não há compatibilidade naqueles que se dispõe a doar, só resta ao enfermo recorrer ao cadastro. “É uma medida simples, uma pergunta e uma autorização para realização de exames, e com essa mudança poderemos salvar muitas vidas”, afirma o autor do projeto.

Outras notícias

Deputado Daniel Vilela comemora inclusão de municípios goianos na Ride
Parlamentar é o responsável pela inclusão de três dos novos municípios que integram a Ride-DF

^ ir para o topo | página inicial | contato


Email: contato@danielvilela.com.br
© 2016 Deputado Federal Daniel Vilela. Todos os direitos reservados.