Notícias

PIB confirma relevância do agronegócio para o País, afirma Daniel Vilela





02/03/18

O deputado federal Daniel Vilela (MDB) comemorou a retomada do crescimento nacional após dois anos de retração. Para o parlamentar, o destaque dado ao agronegócio – considerado decisivo para o retorno do desenvolvimento econômico nacional – é um sinal e uma lição sobre os segmentos que têm contribuído para devolver o Brasil ao caminho do crescimento e coloca Goiás numa posição estratégica nacionalmente, graças ao dinamismo do seu setor produtivo.

“O crescimento verificado no agronegócio, que cresceu 13% depois de uma safra recorde, nos mostra que é preciso intensificar o investimento no setor como uma medida estratégica para garantir o avanço no PIB como vimos neste ano. A tendência é que hajam ainda resultados mais animadores nos próximos anos se houver uma ação de incentivo”, explica o emedebista.

A ação a qual o deputado se refere é a criação de uma agenda do agronegócio que vise a facilitação de todas as etapas do processo. “O governo federal mostrou que o setor público pode fazer e fez a diferença ao incentivar o setor. Os governos estaduais, por sua vez, têm a missão de serem facilitadores e se tornarem parceiros do agronegócio em suas regiões”, recomenda.

Vilela enumera medidas que atinjam esta meta, como o investimento na logística, permitindo um melhor escoamento das safras, bem como a aposta na qualificação técnico-científica. “A Emater é um exemplo claro de que o investimento no conhecimento sempre traz bons frutos”, garante. Ele ainda cita a Universidade Estadual de Goiás que pode se tornar uma parceira ainda mais ativa. “Lá, como um polo do conhecimento, possui quadros de pesquisa que podem ser úteis para o incremento de melhores resultados, através do conhecimento aprofundado que vem desenvolvendo”, completa.

Quanto ao modelo logístico, Daniel Vilela comemora um projeto do qual tem participação direta como um dos articuladores de sua execução. O Pátio Sudeste da Ferrovia Norte Sul, que está em obras aceleradas na cidade de Santa Helena, será um dos principais facilitadores para a distribuição da safra de 2018/2019. Para o pré-candidato ao governo de Goiás, a somatória destas medidas pode consolidar o agronegócio goiano como um modelo a ser seguido pelo Brasil.

Outras notícias


^ ir para o topo | página inicial | contato


Email: contato@danielvilela.com.br
© 2016 Deputado Federal Daniel Vilela. Todos os direitos reservados.