Notícias

‚ÄúVivemos a era da transpar√™ncia‚ÄĚ, afirma Daniel Vilela





21/02/17

Em discurso na abertura do seminário “TCM e o Legislativo Municipal – Novo Conceito de Administração”, realizado nesta terça-feira, 21, pelo Tribunal de Contas dos Municípios em Aparecida de Goiânia, o deputado federal Daniel Vilela, presidente do PMDB em Goiás, defendeu a necessidade de qualificação dos legisladores para que exerçam a função de fiscalizar o Poder Executivo e atendam a demanda da sociedade por mais transparência dos atos públicos.  

“Estamos vivendo a era da transparência, uma era controle social. É importante ter isto como foco no exercício da função pública, para atender esta demanda da sociedade com qualidade”, afirmou o deputado. Daniel lembrou, no entanto, que a burocracia excessiva ainda é um entrave para alguns setores da gestão pública. “A sociedade não permite gestão sem qualidade, mas alguns administradores encontram dificuldades pela burocracia que enfrentam, que acabam por retardar algumas ações do poder público. O TCM pode ser um grande parceiro, auxiliando os legisladores com questões mais técnicas”, completou. 

O seminário promovido pelo TCM teve o objetivo de discutir com vereadores dos 246 municípios goianos temas relacionados à fiscalização da gestão pública, de responsabilidade do Poder Legislativo, com auxílio dos órgãos de controle externo dos municípios. Participaram também prefeitos e secretários municipais.

Presidente do TCM-GO, o conselheiro Joaquim de Castro destacou que o seminário é uma oportunidade para que os agentes públicos se informem mais, já que o Brasil passa por um momento especial, que exige maior qualificação da categoria, e com a finalidade de melhor atender a população. “Quem julga as contas dos municípios é o Tribunal, mas também podemos ajudar. O importante é ter equilíbrio e razoabilidade entre o que é lei e o que o município precisa realizar para que as contas sejam aprovadas e para que juntos possamos fazer com que o morador tenha certeza de que o recurso arrecadado é aplicado corretamente”, afirmou.

O evento foi realizado em parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, Câmara Municipal e Ministério Público de Contas.

Outras notícias


^ ir para o topo | página inicial | contato


Email: contato@danielvilela.com.br
© 2016 Deputado Federal Daniel Vilela. Todos os direitos reservados.